Como se livrar dos pelos encravados

cabecalho_pelos_encravados Hoje vamos falar dos “benditos” pelos encravados, um mal que atinge principalmente as mulheres já que está ligado na maioria das vezes diretamente a depilação.

O pelo encravado é um pelo que ao crescer não conseguiu romper a pele para sair do poro, e por isso passa a se encurvar e crescer para dentro da pele, as nossas células para nos proteger criam anti corpos contra aquele pelo que não deveria estar ali e é aí que as coisas se complicam, causando um inchaço e avermelhado, e até mesmo inflamação seguida de pus (bem parecidas com espinhas com a ponta amarela).

Causas do pelo encravado

pelo-encravado-m32Os pelo encravam devido ao atrito constante na pele causada pela depilação, que a torna mais grossa impedindo a saída do pelo e também pelo enfraquecimento do pelo causado pelas depilações que tiram o pelo pela raiz, esse tipo de depilação é a maior causadora de pelos encravados. Quando usamos esse método, arrancamos também junto com o pelo, uma camada de queratina da pele, quando o pelo volta a crescer (o que demora pra acontecer) ele já está mais fraco e ainda encontra a pele obstruída por uma nova camada de queratina, dificultando ainda mais sua passagem.

Mas isso não quer dizer que os outros tipos de depilação não causem pelo encravado. A lâmina tbm é grande causadora, porque à medida que se raspa determinada área da com frequência, a haste do fio tende a alargar e ter dificuldade de romper a pele, se encurvando embaixo dela.

Pessoas que tem a pele excessivamente oleosa tem maior propensão pelo entupimento dos poros , e pessoas com a pele negra tem tendência a ter pelo encravado por ele já nascer curvado e ter o crescimento em espiral.

Vale destacar que áreas de muito atrito, como a virilha e as axilas, são as mais propensas a essas complicações. Pelos encravados nas pernas são mais raros, mas podem ocorrer, por exemplo, no inverno, quando as pessoas usam roupas mais apertadas para se protegerem das baixas temperaturas, ou em quem trabalha de calça jeans todos os dias.

esfoliacao-pelo-encravadoComo evitar os pelos encravados

È muito importante cuidar do antes, durante e depois da depilação para evitar os pelos encravados.

  • Faça esfoliação 4 dias antes da depilação e faça outra no dia anterior a depilação, depois que vc se depilou não use nenhum tipo de óleo ou hidratante por 24hs, após 2 dias da depilação já é possível fazer outra esfoliação.
  • Caso a esfoliação caseira não esteja ajudando, faça esfoliação química no local com ácido retinoico e glicólico, uma vez que eles regeneram as células e retiram o excesso de pele que impede que o pelo cresça e saia para fora. Esses produtos também ajudam a clarear a pele, mas é preciso que um dermatologista indique conforme a necessidade de cada pele;
  • Evite tomar banhos quentes demais, quanto mais frio melhor.
  • Evite usar roupas muito justas principalmente após a depilação, isso também vale para as calcinhas, evitando o atrito vc evita irritações.
  • Caso vc use lâmina para se depilar não a reutilize, usando 1 nova a cada depilação vc evita infeções e o pelo encravado.
  • Use aparelho de barbear eletrônico ao invés de lâmina, eles não cortam o pelo tão rente a pele evitando o encravamento.

 Esfoliações Caseira

– Açucar com mel

Ingredientes:  50 g de açúcar cristal e 3 colheres de mel.

Modo de Preparo: misture os ingredientes em uma vasilha plástica até que forme um creme homogêneo. Tome um banho em água morna e em seguida aplique o produto fazendo movimentos circulares na região afetada. Em seguida enxague com água fria abundante. O tratamento deve ser feito em dias alternados antes da depilação ou até reduzir o problema.

 – Aspirinas com mel

Ingredientes: 5 aspirinas não revestidas, 2 colheres de sopa de água morna e 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo: amasse as aspirinas com água morna até virar uma papinha. Em seguida acrescente o mel. Aplique a máscara na área afetada e deixe secar por 20 minutos. Depois enxague com água morna e aplique o hidratante anti-acne.

 – Fubá com açúcar

Ingredientes: 3 colheres de fubá, 3 colheres de açúcar e 2 colheres de hidratante corporal.

Modo de preparo: misture todos os ingredientes até que obtenha consistência uniforme. Aplique sobre a pele e faça movimentos circulares para que sejam retiradas as células mortas da pele. Se necessário faça compressas com água morna para reduzir a inflamação.

texto-21Tratamentos para pelos encravados

Caso vc já tenha tentado de tudo e não funcionou, sua única e melhor alternativa para acabar com esse problema são as depilações definitivas.

Depilação a laser: é uma ótima opção para tratamento de pelos encravados pois consiste na remoção dos pelos de forma definitiva com aparelhos que emitem laser. O calor do laser destrói a matriz do pelo (onde ele nasce). Os pelos podem voltar?
Existem células chamadas stem cells (ou células totipotenciais) que podem produzir um novo pelo. Estas células não morrem durante a depilação a laser pois não possuem melanina, a substância responsável pela captação da energia. Algumas alterações hormonais – causadas pela gravidez, o início da menstruação e o uso de medicações – podem estimular essas células a originar novos pelos. 

Fotodepilação:  É feita através de um equipamento que emite a chamada Luz Intensa Pulsada, que “destrói” as células germinativas do pelo, fazendo com que ele só volte a nascer quando essas células se regenerarem, o que pode nunca mais acontecer ou acontecer em alguns anos.

 

É importante lembrar que para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso e tipo de pele vc deve procurar um dermatologista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s