COMPULSÃO POR DOCE – 10 dicas para acabar com ela

Você é do tipo que não vive sem um doce??

Vive comendo um docinho para controlar a ansiedade??

Sente uma real necessidade de comê-los todos os dias e com isso põe em perigo toda a sua dieta???

Se a sua reposta a essas perguntas foi um SIM, é muito provável que vc tenha uma compulsão por doce!!

IMG_5994Os motivos para que isso esteja acontecendo podem ser muitos como: um corpo já viciado pelo açúcar (sim o açúcar vicia e muito!!!) seu corpo pede esse carboidrato refinado pela sensação de bem estar causada por ele. Pode estar também relacionado com o descontrole da liberação da insulina no sangue (que pode ser consequente desse vicio),  ou pode ser por uma maior liberação de hormônios como dopamina, serotonina, noradrenalina e acetilcolina no cérebro, ou até mesmo por uma deficiência de alguns nutrientes como magnésio e vitaminas do complexo B.

IMG_5997O açúcar é um carboidrato refinado que não causa benefício nenhum ao nosso corpo. Ele é um grande vilão não só da sua dieta, mas da sua saúde. Seu consumo está relacionado a uma grande quantidade de doenças como obesidade, diabetes etc..

Como tudo que causa vicio, a melhor solução para acabar com a compulsão é reduzir  drasticamente o consumo, vc irá sentir muita falta no principio, mais com o tempo o corpo irá se acostumar e a compulsão irá acabar de vez.

10 Dicas para acabar com essa compulsão.

1- Elimine da sua vida bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos prontos que não sejam naturais, como os sucos de caixinhas e saquinhos;

2- Evite alimentos que sejam ricos em açúcar e farinha branca, principalmente os industrializados, como bolachas, pães brancos e afins;

3- Tire as tentações da sua vida. A melhor maneira de não comer besteira é não comprar besteira. Se na hora do desespero vc não tiver doces em casa será mais facil de se controlar.

4- Coloque uma porção de proteína em TODAS as suas refeições, ela garantirá maior saciedade e evitará picos de insulina.

5- Fracione as suas refeições em no mínimo 3 principais (café da manhã, almoço e janta) e 3 menores (lanches intermediários) controlando assim o nível da glicose e a fome.

6- Troque o doce por frutas. Vc estará comendo algo doce sem prejudicar a dieta ou o seu organismo.

7- Beba muita água;

8- Escove os dentes. A maior parte das pessoas tem vontade de comer doce logo após as principais refeições, muitas vezes o fato de vc escovar os dentes e trocar o gosto do salgado que acabou de comer pelo da pasta de dente ajuda muito a diminuir essa vontade.

9- Mastigue chiclete sem açúcar. Pesquisas demonstram que essa é uma boa tática para enganar o cérebro, porque ao mascar o chiclete a serotonina é estimulada, reduzindo a fome e a ansiedade.

10- Troque o chocolate ao leite pelo 70% cacau, além de ter antioxidantes, ele não causa picos de insulina, o sabor acentuado faz com que vc coma menos e mata a sua vontade por um doce.

Para ter uma ajuda especializada, saber exatamente a causa do seu problema e uma dieta personalizada que supra todas as necessidades do seu corpo procure um médico endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista.

Anúncios

Uma ideia sobre “COMPULSÃO POR DOCE – 10 dicas para acabar com ela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s