Essa receita está na minha família há anos.
Toda páscoa minha avó vai com as netas para a cozinha e fazemos nhoque de batata doce, que pra mim é o melhor do mundo!!!
Nessa ultima páscoa deixamos ele mais fit, trocamos a farinha de trigo branca pela integral e ficou uma delicia!!! É uma receita super simples, vc pode fazer e congelar para ir comendo aos poucos também se preferir. Nós fazemos tudo de olho, mais vou tentar passar com a maior precisão possível pra vcs!!!
Ingredientes para 4 porções
2 batatas doces (médias)
2 xic de chá de farinha de trigo integral (ou se quiser fazer sem glúten, use a mesma porção de uma farinha sem glúten)
sal a gosto
Cozinhe as batatas sem casca por cerca de meia hora. Depois de cozidas amasse-as bem, ainda quente, como se fosse fazer um purê de batata e reserve.
Em uma superfície limpa e lisa jogue um pouco da farinha (como se estivesse untando) e coloque a batata amassada. Vá jogando a farinha aos poucos e misturando com as mãos, Amasse bem até formar uma massa homogênea e elástica (se sentir que precisa, use um pouco mais de farinha).O segredo do ponto é quando a massa não gruda mais nas mãos ( mais cuidado para não colocar farinha demais!!!)
Divida essa massa em porções, role até formar um cordão da espessura que vc preferir, e corte em pedacinhos.
Em uma panela, coloque água para ferver. Quando ela estiver fervendo jogue os nhoques aos poucos. Quando subirem a superfície significa que estão prontos. Não estranhe, é bem rapidinho mesmo. Tire com uma espumadeira e vá colocando em uma travessa com o molho que desejar.