Óleo de Coco – O queridinho do momento!!

Vocês já devem ter ouvido falar muito do óleo de coco, principalmente com relação ao emagrecimento. Sim, isso está certo, ele realmente pode ajudar, mas esse não é o seu único beneficio.

Por isso nesse post vamos te ajudar a entender as propriedades do óleo de coco, seus benefícios, doses recomendadas, dicas de como usar no dia a dia e principalmente o porque que vc deve trocar amanhã mesmo o uso do seu óleo convencional por ele.

oleo de cocoBenefícios

O óleo de coco pode ser de 2 tipos, refinado e extravirgem. O refinado é extraído do coco seco e o extravirgem é extraído do coco fresco até no máximo 48hs após a colheita. Ele é composto essencialmente por gorduras, sendo 87% delas saturadas. Após ler isso vc me pergunta:

Como esse óleo rico em gordura saturada pode ser saldável e ainda me ajudar a emagrecer??

Vou te explicar!!!

Essas gorduras são triglicerídeos de cadeia média (TCM) e não de longa como as encontradas normalmente nos alimentos. Isso quer dizer, que elas são metabolizadas diretamente no fígado e convertidas em energia, e não se acumulam em forma de gordura.

Tendo essa como a sua maior vantagem, vários estudos foram feitos e concluíram que:

*Óleo de coco emagrece porque as pessoas que o consumiram além de não acumularem pneuzinhos por seu uso, tinham também uma maior oxidação das gorduras (quebra da gordura) e quando a gordura é quebrada no tecido adiposo, ela é usada em forma de energia, ou seja não fica acumulada. De acordo com outra pesquisa ele também acelera o metabolismo porque o ácido láurico, um dos TCM, fazem as células trabalharem de maneira acelerada, e ajudam a aumentar o volume de massa magra (músculos), além de verificarem que os TCM ativam vários hormônios ligados a sensação de saciedade como colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal.

*Previne a prisão de ventre por que o ácido láurico e suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias ruins do intestino melhorando o seu funcionamento. Cuidado com o consumo em excesso que pode causar diarreia.

*Combate o envelhecimento precoce por ter antioxidantes que promovem a diminuição dos radicais livres,  alem de melhorar a elasticidade da pele.

*O óleo de coco também pode ser usado diretamente para hidratação dos cabelos, sendo adicionado a cremes.

oleo-de-cocoQuanto tomar??

Como todos sabemos, para uma alimentação saudável o uso de qualquer tipo de óleo deve ser evitado ao máximo, e apesar dos seus benefícios o ideal é que seja consumido apenas 1 colher de sopa do óleo de coco por dia.

Dicas de como usa-lo:

*Vc pode colocar como tempero de saladas;

*Pode usar para dar sabor e aroma de como em sucos de fruta, vitaminas ou iogurtes;

*Pode cozinhar com ele. Seja em tortas, bolos, ou no preparo de refeições. O óleo de coco é uma gordura muito estável e resistente à oxidação. Ele é tão estável que ao ser usado no fogão é 12 vezes mais resistente à oxidação que o óleo de canola, 16 vezes mais que o óleo de soja e 300 vezes mais resistente que o óleo de linhaça.

Não indico comer frituras de maneira nenhuma, elas não são saudáveis em nenhuma hipótese, mas se for necessário a gordura saturada é a MELHOR opção, por isso o óleo de coco é o mais indicado para fritar, assim como a manteiga. Por serem gorduras saturadas, são mais estáveis e são mais resistentes ao aquecimento, tendo menor oxidação quando aquecidos. A segunda melhor opção para fritura são os óleos monoinstaturados como o azeite de oliva e óleo de macadâmia, e a PIOR opção são os óleos poliinsaturados, como óleo de soja, óleo de girassol, óleo de canola, entre outros, que infelizmente são os óleos mais utilizados por todos nós. Faça um favor a sua saúde e ao seu coração e abandone o habito da fritura, em ultimo caso utilize o óleo certo e minimize os danos.

Priorize a sua saúde!!

Para saber como melhor introduzir o óleo de coco na sua dieta procure um nutricionista e que faça um cardápio personalizado baseado nas suas necessidades.

Uma ideia sobre “Óleo de Coco – O queridinho do momento!!

  1. Pingback: 10 dicas importantíssimas para te ajudar a perder peso. | Blog da July

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s