15 dicas de como tirar fotos incríveis na sua viagem

Nesse post eu vou dar dicas básicas de como melhorar a qualidade das suas fotos em viagens usando apenas o celular, ou compactas nos modos automáticos da máquina e o seu olhar mais aguçado.

Conheço muita gente que sai de viagem e quando volta super empolgado para mostrar as fotografias e contar das experiências fica extremamente frustrado ao ver as fotos que tirou.

Ouço muito a frase “é que na foto não dá pra ver direito o quanto era incrível”. Sim isso é uma verdade, nunca a foto por melhor que seja vai conseguir captar toda a dimensão daquilo que vc está sentindo e está vendo, mas se for bem tirada pode sim chegar muito perto disso!!

A fotografia serve para eternizar os momentos importantes que vivemos, registrar aquilo que não queremos que seja apagado da nossa memória. Ao olhar uma foto antiga fazemos uma viagem no tempo, voltamos há aquele lugar que ela foi tirada, relembramos a emoção daquele momento e tudo o que representou nas nossas vidas. Por isso é um assunto que não pode ser deixado de lado pelo turista.

Mesmo em tempos de selfies, é importante levar em conta vários fatores para não acabar perdendo aquela foto que vc tanto queria.

Hoje em dia os celulares são ótimas câmeras fotográficas, alguns não ficam devendo em nada para as camêras compactas, podendo sim substitui-las numa boa.

É claro que para certas fotos, principalmente quando se necessita de qualidade de luz e um flash mais potente a câmera é indispensável.

Mas como o mundo hoje está viciado no pau de selfie, vamos começar com dicas básicas para que o seu selfie sai o melhor possível.

Fotos com celular.

1 – Em primeiro lugar para se tirar qualquer boa foto é importantíssimo prestar atenção de onde vem a luz. Se vc quer que saia vc e a paisagem que estiver atrás de vc clara e nítida, vc deve estar sempre a favor da luz.

Imagine vc tirar um selfie onde vc está de costas para luz, tudo o que está atrás de vc vai ficar extremamente claro para que o seu rosto não fique tão escuro, o mesmo acontece se vc estiver na sobra e o que estiver atrás de vc estiver no sol. Para que saia perfeito e bem nítido, vc e tudo o que estiver atrás precisam estar recebendo a mesma quantidade de luz. Se não for possível esqueça o selfie, e peça para alguém bater a foto pra vc usando o flash para que vc fique tão clara quanto o que está atrás.

PS: Flash não é para ser usado só de noite. O mesmo vale pra fotos com a máquina.

IMG_6360  IMG_6619                                                    (Nessas fotos a cima podemos ver os exemplos: na foto 1 selfie perfeito a favor da luz o fundo bem nitido e na foto2 selfie contra luz e para nos clarear o fundo ficou claro demais perdendo definição.)

IMG_61232 – Agora se vc quer fazer foto de silhueta (tipo por do sol, onde a pessoa fica escura pegando apenas a forma do seu corpo) é só fazer o oposto da dica de cima. Tire a foto da pessoa contra o sol, o foco tem que estar na luz, para que o celular não clareie a pessoa e consequentemente o fundo.

3 – Para vc escolher aonde vc quer o foco, basta clicar no local da sua escolha pela tela do celular. O local que está o foco é o que determina a claridade de tudo que aparecerá na foto, pois é nele que o celular está fazendo a medição de luz da imagem.

4 – Eu sei que o celular tem milhões de aplicativos que podem deixar a sua foto espetacular, mas tire a foto sempre pela câmera e da melhor maneira possível, e somente depois disso use o filtro que vc quiser. Assim vc poderá guardar a original que é fiel ao que vc está realmente vendo, os filtros passam de moda e tendo a original vc pode modifica-la qntas vezes vc quiser depois.

5 – O celular tem funções ótimas para fotos que ajudam muito o turista. A opção de fazer uma foto panorâmica quando o que vc quer fotografar é muito grande é maravilhosa. Vc tbm pode brincar com ela e fazer fotos muito criativas.O fotografo Lorenz Holder criou esse vídeo abaixo dando várias dicas para fotos criativas.

Fotografando com a máquina

6 – Leia o manual. Eu sei que ler o manual dos equipamentos pode ser uma tarefa chata, mais os manuais das câmeras fotográficas são uma mini aula de fotografia, é incrível o que vc pode aprender com essa leitura.

7 – Use os modos automáticos. A maioria das câmeras compactas, possuem os modos automáticos e eles podem ser de grande ajuda na hora de tirar a foto perfeita.  Abaixo vou explicar um pouco sobre eles para que vc saiba usa-lo além das cenas mostradas nos desenhos.

Modo retrato – Nesse modo acontece o aumento da abertura da lente, isso faz com que tudo o que não estiver no mesmo plano do objeto principal que está em foco fique desfocado. É aquele efeito onde a pessoa sai nítida e o fundo da foto fica desfocado, meio borrado. Vc pode usar esse modo para fazer belas fotos de esculturas, ou fotos onde há muita gente desconhecida no fundo, dessa maneira vc atrai a atenção total da imagem para o objeto ou pessoa que está em foco.

Modo paisagem – Nesse modo vc garante que tudo o que está sendo captado esteja em foco, o mais nítido possível. É perfeita não só para fotos da natureza, mas para todo grande cenário, é ótima opção também para quem quer fotografar um grupo grande de amigos ou uma foto em que vc quer garantir que vc e o fundo saiam nítidos.

Modo noturno – Nesse modo a câmera fará o disparo com a velocidade mais baixa possível para poder captar a maior quantidade de luz que conseguir. Isso quer dizer que o obturador ficará aberto por mais tempo e qualquer pequeno movimento poderá deixar a foto tremida, como o movimento pequeno que fazemos ao dar o disparo e até mesmo a nossa a respiração. Por isso se vc não tiver um tripé use outro apoio que esteja disponível, e se vc não tiver nenhum apoio programe o timer para bater a foto 2 ou 5 segundos depois que vc apertar o botão e fique o mais imóvel possível, isso já fará uma grande diferença. Use esse modo quando a intenção é fotografar um ambiente mal iluminado sem usar o flash, para poder captar toda a beleza da pouca luz que existe, vc pode tbm criar efeitos como traços de luz de um carro em movimento.

DSC09371 DSC09376               (As duas fotos foram tiradas no modo noturno para captar essa luz linda vinda desse hotel em Bruxelas, a primeira foi tirada da maneira comum e na segunda foi usado a dica do timer, por isso ficou bem melhor.)

Modo esporte – Aqui a máquina trabalha com a alta velocidade do disparo para congelar as imagens que estão em movimento e não deixa-las tremidas. Como quem está correndo, pulando e etc.., use esse modo pra fotografar tudo o  que está em movimento e que vc quer que fique estático e nítido.

8 – Tem comidas que valem a pena guardar para sempre, então se vc for fotografar um prato, não utilize o flash e use o modo macro da sua câmera (aquele que é representado por uma florzinha) ou use o zoom, isso irá garantir profundidade a sua foto e clareza na textura.

9 – Faça sempre um backup das suas fotos, e não estou falando de fazer isso depois que vc estiver em casa. Não há nada pior que perder todas as fotos da sua viagem e isso pode acontecer por vários motivos, perda da maquina ou do cartão de memória, furto, danos causados por descuido e por aí vai… Eu sempre levo vários cartões de memória para ir trocando, assim na pior das hipóteses perderia pouca coisa. Outra sugestão seria fazer um backup das fotos num tablete ou computador.

10 – Meio clique. Sempre que for fotografar aperte o botão de disparo até a metade, vc ouvirá um pequeno barulho ou uma luz se acenderá avisando que a câmera focalizou o assunto, aí então aperte o botão até o final e finalize o disparo. A maioria das pessoas comentem o erro de apertar o botão de uma só vez e Isso na maioria das vezes gera uma foto desfocada, borrada ou tremida. Usando o meio clique vc garantirá a nitidez da sua foto.

Dicas gerais, tanto para maquinas como para celulares.

11 – Use a resolução máxima da câmera ou celular.  A maioria das pessoas não sabem ao certo oq são os megapixel, mais resumindo de uma maneira grosseira são eles que garantem a qualidade da sua foto principalmente na hora de vê-la ampliada ou impressa. Se vc tirar uma foto com uma baixa resolução ( poucos megapixels) e depois quiser amplia-la ou imprimi-la em um tamanho grande ela ficará com uma qualidade ruim cheia de pontinhos e pouco nítida.

12 – Em toda viagem acabamos por tirar fotos nossas em frente aos pontos turísticos, no caso do lugar ser grande como a fachada de um castelo, ou o coliseu por exemplo, a dica é, não seja fotografado perto do ponto turístico.  Mantenha uma distância média entre vc  e ele, assim vc consegue fotografa-lo inteiro e sair bem na foto. Brincar com a perspectiva também é bacana como nas fotos que todos fazem “segurando” a torre de Pizza por exemplo.

las vegas82 blog4

13 – Enquadramento. Evite tirar fotos sempre iguais, saia da sua zona de conforto. Tire a mesma foto de diferentes ângulos para descobrir qual o melhor. Esqueça a foto centralizada de sempre, use a regra dos terços colocando o motivo principal um pouco mais para os cantos. Antes de simplesmente bater a foto preste atenção no que está sendo enquadrado e que tudo o que vc faz questão que saia na foto esteja lá. Se a foto for de pessoas é sempre mais harmônico estar na mesma linha dos olhos (na mesma altura) de quem está sendo fotografado, então não esqueça de abaixar para tirar fotos de crianças.

14 – A luz é a chave principal de toda fotografia. Sim, a luz natural é sempre a melhor para toda fotografia, nada como uma luz vinda de uma janela, ou entre galhos de arvore para fazer uma linda composição, mas principalmente em viagem nem sempre é possível escolher a melhor hora para a melhor luz. Por isso aprendam que flash não é para ser usado somente a noite, ele também é perfeito para fotos feitas ao meio dia quando a luz do sol vinda de cima deixa marcas horríveis de sombra no rosto, é muito bem vindo também em fotos que vc está contra o sol como falamos mais acima na primeira dica desse post, e não se esqueça que flashes tem uma distância máxima de alcance.

15 – A última dica desse post é a mais importante, apesar de ser incrível fotografar toda a viagem para guardar eternamente esse momento tão especial, não esqueça de deixar a máquina de lado algumas vezes para não só registrar mais sim vivenciar toda essa maravilhosa experiência. As emoções e sensações vividas na sua viagem nenhuma câmera jamais poderá captar!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s