Oleaginosas – Porque e como consumir

Já faz um tempo que a gente ouve falar dos benefícios das oleaginosas, elas ficaram muito famosas por ajudar no emagrecimento, mas até hj tem muitas pessoas que ainda não fazem uso desse tipo de alimento com medo de engordar.

Se vc faz parte desse grupo que ainda não consome oleaginosas, está na hora de mudar os seus conceitos e se render ao poder delas!!!

As frutas oleaginosas mais conhecidas são as nozes, avelãs, amêndoas, castanha do pará, amendoim,  pistache, macadâmia e castanha de caju.

Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. As famosas gorduras boas que melhoram os níveis de colesterol bom HDL e reduzem o colesterol ruim LDL, além de ter um efeito anti-inflamatório. São fontes de magnésio, selênio, viamina E e zinco, que tem ação antioxidante, combatem os radicais livres, infecções, auxiliam na circulação sanguínea, fazem a manutenção na massa muscular e evitam o envelhecimento precoce.

Além disso, as oleaginosas são fonte de resveratrol, um fitonutriente com propriedades anti-inflamatórias e atividade anticancerígena. Elas também possuem fibras e proteínas, que dão a sensação de saciedade, e evitam picos de insulina no sangue.

Como Consumir as Oleaginosas

A melhor maneira de consumir as oleaginosas é na versão in natura, sem sal, principalmente para evitar o sódio. Vc pode come-las sozinhas ou mistura-las em iogurte, frutas, bolos e tortas.

Elas são perfeitas para o lanchinho entre as refeições, vc pode deixa-las em potinhos na bolsa, no carro, no escritório, enfim, super praticas e saudáveis!!!

É possível ingerir somente um tipo ou um mix de oleaginosas. Contudo, o segredo do sucesso aqui é ser rigoroso com relação a porção desse alimento, nada de exagerar para não ter o efeito inverso.

A recomendação é consumir uma porção diária de oleaginosa. A quantidade irá variar de acordo com o tipo. Abaixo está a quantidade diária indicada para cada tipo. Se vc preferir fazer um mix ao invés de escolher um único tipo, não vale trapacear e juntar as quantidades máximas diárias de cada uma hein, olha o bom senso!!

Um exemplo de um mix é 1 castanha do pará, 1 castanha de caju, 3 amendoas, 4 amendoins e 1 noz. Seu mix deve conter entre 15 e 20 gramas de oleaginosas.

Quantidades diárias dos tipos mais comuns de oleaginosas

Nozes até 5 unidades 

Castanhas de 2 a 3 unidades

Pistache 30g

Avelã 4 unidades

Amêndoas 10 unidades

Amendoim 30g

Para saber qual é a melhor quantidade especifica para a sua dieta procure um nutricionista!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s