A Dieta sem Glúten

A dieta sem gluten ficou famosa principalmente depois de varias celebridades aderirem a ela e jurar que ela faz maravilhas.

Pois bem, pesquisas recentes mostram que não é bem assim que banda toca de verdade. Nesse post vamos te explicar tim tim por tim tim sobre essa nova mania no mundo do emagrecimento.

Muitos nutricionistas indicam e várias outras pessoas aderiram por conta própria a dieta sem glúten.

Enquanto uns defendem com unhas e dentes os seus benefícios, outros estão muito obstinados a mostrar que eles não existem.  

O Glúten nada mais é que a unção de duas proteínas a gliadina e a glutenina e está presente no trigo, centeio, cevada e aveia(em menor quantidade). É ele que dá leveza e maciez aos alimentos como pães, massas e bolos e tbm é usado em chocolates, bolachas, torradas, cereais, embutidos como salsicha, além de estar presente na cerveja, no whisky, e em quase todos os produtos enlatados que levam conservantes.

Pessoas que sofrem de algum tipo de intolerância ao glúten é obrigado a tirar esses alimentos do seu cardápio por toda a vida, e a restrição do glúten segundo o Conselho Regional de Nutrição de São Paulo é indicada somente nesses casos. Principalmente porque ao restringir essa proteína vc restringe também alimentos que trazem fibras, vitaminas B, zinco e ferro, o que pode levar uma insuficiência desses nutrientes se vc não compensa-los de maneira correta com outros alimentos na sua dieta.

Entendam uma coisa, o glúten em si não engorda, ele não tem calorias e essa história que ele incha é um grande mito. Existem pessoas que tem propensão a sofrer de gases ao ingerir pães e massas causando o inchaço mas isso está ligado a fermentação durante a digestão e não ao glúten garante a nutricionista Salete Britto, do HC (Hospital das Clínicas da Unicamp de São Paulo).

O açúcar, o arroz integral e a batata frita, por exemplo, não contem glúten e em excesso igualmente engordam.

Algumas pessoas emagrecem ao retirar o glúten por que banem da sua alimentação a pizza que comem toda semana, os 2 pães brancos de todo dia, os bolos do café da tarde, além das massas que estão acostumadas a comer varias vezes por semana, em resumo elas diminuíram muito os carboidratos simples das suas refeições.

Não foi pela falta do glúten que elas emagreceram, mas o fato delas retirarem do cardápio variações de refeições com carboidratos simples que contem muito açúcar, gorduras e também causam grandes picos de insulina. (vejam esse post para entender melhor)

Além de colocarem na sua vida o costume de ler melhor os rótulos dos produtos e isso de verdade ajuda muito na escolha de alimentos mais saudáveis no mercado.

Mas uma coisa ninguém pode negar, evitar a farinha de trigo branca realmente ajuda na dieta, ela está presente na maioria dos pratos dos brasileiros em todas as refeições e tudo que é em excesso faz mal. Principalmente porque no processo para se criar essa farinha, todas as fibras e verdadeiros nutrientes que ela possui se perdem sobrando apenas uma grande quantidade de açúcar. O ideal seria no dia a dia diminuir esse consumo e preferir usar o farelo do trigo, ou farelo de aveia, ou outros tipos de farinhas altertivas.

É importantíssimo ressaltar que o que de verdade engorda são as calorias dos alimentos, os excessos de açucares e gorduras.

Além disso o que realmente incha causando muita retenção de liquido é o excesso de sódio, encontrado na maioria dos alimentos industrializados e principalmente no sal que usamos para temperar a comida.

Muitos alimentos vendidos hj no mercado a preços absurdos porque não contém glúten tem muito mais calorias que a sua versão original com glúten, para que tenham um sabor melhor e a textura parecida com os originais eles podem conter muito mais açucares, fiquem atentos a isso na hora da compra, vc pode estar trocando gato por lebre!!!

Resumindo, ainda não existe nenhuma comprovação cientifica que essa dieta é realmente eficaz, porque se vc substituir na mesma proporção seu pão e sua massa por arroz e batata frita por exemplo vc não irá emagrecer. O verdadeiro sucesso dessa dieta está na diminuição dos carboidratos, dos açucares e dos enlatados, se vc não souber substitui-los por escolhas saudáveis de nada vai adiantar. 

A verdade é que somos indivíduos únicos e muitas vezes o que é bom pra mim não é pra vc e vice e versa, por isso procure um nutricionista, faça exames, e descubra qual é a melhor dieta pra vc basiada nas necessidades do seu corpo.

Quando se trata de dieta o equilíbrio é a chave do sucesso!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s