HIIT – O melhor treino para queima de gordura

HIIT-Blog-PicComo prometi pra vcs no ultimo post, hoje vamos falar de um treino aeróbico que está super na moda e promete acelerar o metabolismo por mais de 24hs e eliminar as gordurinhas. E ainda por cima, vc só precisa separar 20 minutinhos do seu dia para pratica-lo.

HIIT (como é mais conhecido) são as siglas de High-Intensity Intermittent Training que quer dizer treinamento intervalado de alta intensidade. Esse tipo de treino apresenta muitos benefícios e é altamente eficaz quando feito da maneira certa, apresentando excelentes resultados na perda de gordura e emagrecimento.

Ele tem um conceito cientificamente comprovado onde o foco é uma sessão curta, com exercícios feitos na mais alta intensidade possível. Por isso, se vc espera algo muito fácil esse também não é o caso, o HIIT é SEMPRE praticado na mais alta intensidade possível pelo seu corpo. Apesar de poder parecer difícil o esforço vale a pena, esse tipo de treino é hoje o mais eficiente para a queima de gordura.

Durante muito tempo os profissionais da educação física achavam que bastava calcular os gastos calóricos da durante uma atividade física. Muitos estudos e pesquisas foram feitos para melhorar e potencializar o emagrecimento e foi descoberto que exercícios de alta intensidade continuam queimando gordura por muito mais tempo, mesmo após o termino da atividade física, com isso esses exercícios passaram a ganhar o espaço dos exercícios aeróbicos de baixa intensidade. Por isso hoje é comum encontrarmos pessoas que buscam emagrecer e investem na musculação, no Crossfit ou nos aeróbicos de alta intensidade, como é o caso do HIIT.

Esses estudos mostraram por exemplo, que pessoas que fizeram o HIIT em uma bicicleta ergométrica queimaram muito mais calorias durante as 24 horas seguidas do treino, do que pessoas que fizeram esteira por 1 hora em ritmo moderado e constante.

Outro grande beneficio desse treino é a preservação da massa muscular. Treinos aerobicos longos  muitas vezes estão associados com altas liberações de hormônios catabólicos, tais quais o cortisol e o glucagon. Esses hormônios, entre outras funções, podem estimular a proteólise e o uso das proteínas para fornecimento de energia. Desta forma, fica claro perceber que eles podem simplesmente degradar, de maneira indireta, o tecido muscular, fazendo com que a massa perdida cause um decréscimo no metabolismo basal e seja ainda mais difícil de queimar gordura corporal. Já o HIIT não causa esse problema por ser um treinamento rápido. Veja agora passo a passo como praticar esse treino…

??????????????????????????????????????????????????Como Praticar o Treino HIIT

Você pode escolher o exercício que vai executar, a maioria das pessoas praticam esse tipo de treino intercalando corrida e caminhada mais vc pode praticar com ciclismo, natação, pular corda, jump… o treino cardio que vc mais vc gostar de fazer. O mais importante é respeitar ao máximo os períodos de alta intensidade e de descanso.

– Na fase 1 comece com uma razão de 1:4 de treino para descanso, utilizando um período total de treinamento de cerca de 15 minutos.

– Na Fase 2 aumente o tempo de treino, elevando a razão para 1:2 e o tempo total de treinamento para cerca de 17 minutos.

– Na Fase 3, a taxa de descanso é reduzida pela metade, chegando em uma razão de 1:1. O tempo total de treinamento é aumentado e chega a 18,5 minutos.

– No final, na Fase 4, a taxa de descanso é reduzida novamente pela metade, tornando assim a razão para 2:1 e o tempo total de treino para 20 minutos.

Você precisa passar pelo menos duas semanas em uma fase para que esteja pronto para passar para a próxima. Veja como deve ser cada uma das fases:

Fase 1(1:4) Semanas 1 e 2

– 15 segundos de exercícios em intensidade alta;

– 60 segundos: podem ser de descanso ou exercícios de baixa intensidade, como uma caminhada;

Repetir esta sequência por mais 10 vezes, seguidas por uma explosão final, com intensidade alta de 15 segundos, totalizando 14 minutos;

Fase 2(1:2): Semanas 3-4

– 30 segundos em exercício de intensidade elevada;

– 60 segundos de descanso ou um exercício de intensidade baixa;

Repita mais 10 vezes, com uma explosão final de alta intensidade de 30 segundos para finalizar. Tempo total de 17 minutos;

Fase 3 (1:1): Semanas 5 e 6

– 30 segundos de exercícios de alta intensidade;

– 30 segundos de descanso ou com exercícios de baixa intensidade;

Repetir esta série por 18 vezes, seguidas de uma explosão final de alta intensidade, com o tempo de 30 segundos, totalizando 18,5 minutos;

Fase 4 (2:1): Semanas 7 e 8

– 30 segundos de exercício de intensidade elevada;

– 15 segundos de descanso ou ainda de exercícios de baixa intensidade;

Repetir esta série por mais 25 vezes, seguidas por uma explosão final de intensidade alta de 30 segundos, totalizando 20 minutos.

Lembre-se que o principal conceito desse tipo de treino é ser curto e com a alta intensidade intercalada, então dê o máximo de vc e não prolongue por mais de 30 minutos.

Não é recomendado fazer o HIIT em jejum: A pratica dos aeróbicos em jejum tem sido utilizada por diversos praticantes de esporte, alem de ser um mito (falaremos disso em outro post) essa prática não é aceitável com o HIIT, o nosso corpo necessita de substratos energéticos de carboidratos pra esse treino, e um corpo com baixo ou nenhum nível de nutrientes poderá ocasionar em catabolismo muscular, possíveis hipoglicemias em casos extremos e outros. Portanto, muita atenção!!

O HIIT não deve ser realizado junto do treinamento anaeróbio (musculação): Caso vc queira fazer o HIIT no mesmo dia da musculação (treino anaeróbio) mantenha pelo menos 6 horas de espaçamento entre um e outro. Isso porque, assim como o HIIT, o treinamento anaeróbico é extremamente e primariamente glicolítico, fazendo com que um possa interferir no outro negativamente e fazer com que a performance caia.

É importante lembrar também que esses treinos acima são apenas uma sugestão, para ter um treino especialmente feito para os seus objetivos procure um bom profissional da educação física.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s