Por que usar a BIOMASSA??

Você conhece a BIOMASSA ?? Sabe o que é e quais são seus benefícios??

green-banana-bunch-in-a-vegetable-farm-f4-1024x682A biomassa de banana verde é um composto inteiramente natural, que pode ser comprado pronto em supermercados e lojas de produtos naturais ou até mesmo preparado em casa (receita no final desse post). Ela está “na moda” sendo muito usada em dietas visando o emagrecimento principalmente porque a banana verde, quando cozida, contém uma maior quantidade de amido resistente (ou seja, um nutriente com ação semelhante às fibras, que não é digerido nem absorvido por nosso trato digestivo). Já com o amadurecimento da banana, esse amido presente vai sendo convertido em açúcares mais simples, como a frutose, que são mais rapidamente absorvidos (daí o alto valor energético da banana quando madura). Por isso a importância dela estar bem verde mesmo!!!!

Além disso, a biomassa, em nosso intestino, é utilizada como fonte de energia por bactérias probióticas que interagem positivamente com nossa flora, mantendo dessa forma a integridade da mucosa intestinal e com isso uma melhor regulação dos níveis de glicemia e de insulina (que como expliquei no outro post índice Glicêmico (IG), são grandes responsáveis pelo acúmulo de gordura que ocorre na região abdominal), além de uma maior eliminação de LDL (o tipo ruim do colesterol). Por todas essas razões, a biomassa que ainda como toda banana continua sendo rica em potássio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas A, C e do complexo B, é uma ótima opção para turbinar a sua dieta.

E aí vc me pergunta, mas como posso usar essa biomassa na minha dieta??

banana_verde_biomassa_de_banana_verde_como_fazer-67979Ela pode ser utilizada em várias preparações agregando valor nutricional aos produtos e substituindo ingredientes como maionese, creme de leite ou leite condensado. Vc pode se aventurar a usar ela nessas substituições usando as suas próprias receitas, ou buscar na internet alguns exemplos, hoje já existem milhares de receitas mega saudáveis e deliciosas usando a biomassa na rede

Agora que vc já sabe o que ela é, para que serve e o quanto pode ser benéfica pra vc, vou te ensinar a fazer a sua biomassa em casa.

Receita de biomassa de banana verde

  • Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.
  • Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
  • Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
  • Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.
  • Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas “cobertas”, e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.
  • Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo.

Validade: 3 a 6 meses no congelador. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.

Dica: congele em potes de vidro porções de 200 g para utilizar quando quiser.

Fonte de informação nutricional da biomassa IG @doutorpedrovieira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s