Índice Glicêmico (IG) – Por que devo me preocupar com ele??

alimentosO valor de índice glicêmico (IG) dos alimentos que contém carboidratos, é a forma de saber quão rapidamente ou lentamente é liberada a glicose (açúcar) na corrente sanguínea.

E aí vc me pergunta, e o que isso tem haver com a minha dieta??

Quando a gente come alimentos de alto índice glicêmico (mesmo sendo frutas) nós estamos liberando rapidamente uma grande quantidade de açúcar no sangue, e por esse motivo o nosso pâncreas produz e libera uma grande quantidade de insulina. A insulina é um hormônio que inibe a quebra de gordura e pior ainda, estimula a formação de mais gordura (nossos famosos pneuzinhos).

É claro que existem momentos que esses alimentos são importantes, como por exemplo depois de treinos. Porem comer em outras ocasiões pode ser muito prejudicial pra sua dieta. Porque esse excesso rápido de açúcar que não for usado como energia após seu consumo, será levado para dentro das células e armazenado na forma de gordura.

Por isso, vc que faz dieta apenas contando calorias, reclama que apesar de perder peso tem dificuldade de perder as gorduras localizadas, e continua com os pneuzinhos.

dieta-para-perder-pesoOs alimentos de baixo IG liberam o açúcar lentamente no sangue, evitando os picos de insulina, e por isso são usados apenas como energia para o funcionamento do nosso corpo e disposição para realizarmos as nossas atividades diárias.

Nesse site vc encontra uma tabela bem completa e a explicação de como usa-la, do valor do  IG de cada alimento. Clique aqui

É importante ressaltar que não é por que um alimento tem alto IG que ele deve ser totalmente excluído da sua dieta. Ele apenas terá de ser comido com moderação, no momento certo (próximo a atividades físicas) ou acompanhado de outro alimento que diminua esse pico de insulina (como proteínas e fibras). Um exemplo simples disso é comer frutas de alto IG com chia ou linhaça.

Por isso é sempre importante procurar um nutricionista, que irá ver o que é melhor pra vc, baseado na sua rotina diária.

2 ideias sobre “Índice Glicêmico (IG) – Por que devo me preocupar com ele??

  1. Pingback: Por que usar a BIOMASSA?? | Blog da July

  2. Pingback: A Dieta sem Glúten | Blog da July

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s