Como planejar a sua viagem – Parte 1

razoes-viajar-jovem-650x545Eu estava aqui começando a planejar minha próxima viagem e achei que seria bacana dar umas dicas pra vcs sobre isso.

Como esse post vai ficar muito grande vou dividir em 2, nessa primeira parte vamos começar bem do princípio.

Eu nunca contrato agência de viagem, é claro que eles  tem que ganhar o $$ deles já que garantem a sua comodidade e tempo em pesquisas, então cobram a mais pelo serviços e a viagem acaba ficando muito mais cara do que deveria ser. Além do fato de eu não gostar de viagens “engessadas” como as que as agências vendem. 

Em primeiro lugar, se vc vai planejar a sua viagem sozinho é imprescindível que seja com antecedência, se puder começar com 6 meses antes seria o ideal. Paciencia é a chave do bom planejamento, muita pesquisa e bastante tempo de antecedência podem te ajudar a economizar em torno 50% (se vc tiver sorte até mais que isso) do valor de passagem e hotel.

Quando eu falo “pesquisar” estou querendo dizer que nesse momento o querido google vai virar o seu melhor amigo, afinal por ele vc conseguirá pesquisar passagens, hotéis, passeios, dicas, e ainda ler relatos de um monte de gente que foi onde vc quer ir e pode te ajudar nas duvidas.

Então vamos começar.

Escolhendo o lugar

para onde irVc conseguiu marcar suas férias ou decidiu viajar num feriado, é claro que tem vontade de conhecer lugares específicos, mas vc sabe se essa é a melhor época para ir a esse lugares???

É muito importante pesquisar o clima do lugar que vc está querendo conhecer.  Por exemplo, algumas praias do Caribe tem risco de furações em alguns meses do ano, e se vc quer ir para a europa precisa saber que as estações são inversas a nossas, então em janeiro estará um frio de congelar inclusive nevando em algumas cidades e em julho um calor de quase 40 graus.

Lembre-se também que se for feriado nos locais de destino nas datas da sua viagem todas as atrações estarão lotadas com filas gigantes e é preciso se preparar pra isso, que irá consumir um grande tempo da sua viagem.

É importante também fazer um balanço de quantos dias vc vai ter para a viagem e não esquecer de computar que pra alguns destinos vc irá perder 24hs para chegar e 24hs para voltar, tendo assim 2 dias a menos livres.

 Documentação  Passaporte e Visto

Passaporte_MercosulOk, vc decidiu que o seu destino é internacional sendo assim é obrigatório na maioria das vezes ter o passaporte para embarcar e entrar em outro país. Para países do Mercosul não existe essa obrigatoriedade, vc pode entrar com seu RG desde que ele não tenha mais de 5 anos, e esteja em perfeitas condições. A sua CNH não substitui o seu RG para embarque.

Para fazer seu passaporte clique aqui 

Para entrar em alguns países como os Estados Unidos ou Canadá é necessário ter o visto desses países. Para saber como tirar o visto americano passo a passo clique aqui.

Então quando vc decidir pra onde quer ir é de extrema importância que verifique primeiramente quais documentos que esse país exige para sua entrada, porque esses documentos costumam demorar de 2 a 3 meses para ficarem prontos, daí a importância do planejamento com antecedência.

Passagens

aviaogdeCom o destino decidido e documentos em mãos vamos buscar nossas passagens. Use sites como decolar, submarinoviagens, edreams, mundi, lowcost, e etc.. Esses sites fazem pesquisas em múltiplas companhias aéreas, o que te ajuda a saber quem voa pra onde. Após essa pesquisa vc terá uma base de horários e empresas, daí entre nos sites das próprias companhias aéreas e pesquise, algumas delas podem estar com promoções e ter mais variedade de voos e horários.

Dicas Importantes: Passagens para viagem em dia da semana como terça e quarta, costumam ser mais baratas.

Os preços das passagens variam varias vezes no mesmo dia. Se vc fizer a sua pesquisa de noite, é provável encontrar um preço melhor na mesma passagem que viu de dia. Se puder, espere para comprar a sua passagem as 15hs de terça-feira, geralmente é nesse dia que as grandes companhias reduzem seu preço.

Bariloche302-3Os sites de busca costumam guardar o IP do seu computador e as suas pesquisas, assim sempre que vc entra pra pesquisar o mesmo destino eles te passam preços mais caros. Abra uma janela incógnita para pesquisar e evite isso.

Se vc for comprar a sua passagem por algum site que não seja da própria companhia aérea verifique antes qual é a reputação desse site, para ter certeza que vc não será lesado.

Hotel

HOTEL_2323685bPara achar o hotel que mais vai te satisfazer tenha em mente as respostas para as seguintes perguntas:

Vc quer ficar em um hotel de quantas estrelas, e quais os serviços que são importantes pra vc?? Isso vai definir se vc prefere gastar mais por mais luxo, se quer economizar mas não tanto ou se dorme em qualquer lugar desde que pague pouco.

Sua viagem é para descansar, badalar ou turistar??? Essa resposta vai te ajudar a definir que tipo de lugar quer se hospedar, em um bairro tranquilo, na esquina das ruas com a maior concentração de bares e casas noturnas, ou próximo aos pontos turísticos.

Como vc pretende se locomover??? Isso vai definir por exemplo se o seu hotel tem q ter incluso uma garagem para o carro que vc alugou ou se ele precisar estar próximo a estações de ônibus ou metrôs.

A sua viagem é em casal, em família ou com amigos??? Isso faz toda a diferença, dependendo do destino vc pode escolher hotéis com atividades para criança, ou hotéis adults only, onde não terá criança alguma para incomodar.

Tendo em mente o seu perfil, procure mais uma vez no nosso amigo google informações sobre o seu destino, por exemplo, se vc for do tipo baladeiro procure saber a localização dos bares e baladas para a escolha do local do seu hotel, faça o mesmo se quiser ficar próximos aos pontos turísticos e etc..

Agora vc já sabe a data da sua viagem, seu perfil e qual o bairro que vc quer ficar, entre nas paginas de pesquisas como decolar, booking, hoteis, etc… e faça a sua pesquisa, ganhe tempo usando o seu perfil e refine por preço, estrela e bairro. Nesses sites vc vai encontrar comentários de pessoas que se hospedaram nesses hotéis e o que elas acharam (isso é ótimo), além de mapas com a localização de cada um.

As dicas com a reputação do site que vc vai comprar, assim como as da página incógnita que estão no item passagem são muito validas aqui tbm.

 Hora de planejar a diversão

Vc já comprou suas passagens e hotel, sabe onde vai ficar e como vai se locomover, agora ta na hora de decidir oq vc quer ver.

Mais uma vez o google vai nos ajudar, é só pesquisar os pontos turísticos, e decidir o que vc quer ou não ver. Nessa hora eu adoro ler blogs de quem já foi pra onde eu vou ou de quem mora lá, neles vc descobre o que vale a pena ou não caso seu tempo seja curto, bons restaurantes, e lugares que apesar de não serem muito famosos valem a pena visitar.

Anote todos os lugares que vc pretende ir, entre no google maps e coloque todos eles e o seu hotel, assim vc vai saber o que fica próximo do que, e vale a pena ver no mesmo dia, e como ir do seu hotel para esses lugares.

Nunca deixe os dias cheios demais, reserve um tempo pra vc curtir alguma coisa que encontrou pelo caminho e não se prenda tanto no roteiro, permita-se mudar de ideia caso sinta vontade.

tumblr_lnekkdarp31qep2l7o1_500_largeCompre entradas para as principais atrações no conforto da sua casa e evite filas, por exemplo, se vc vai á Paris é claro que como qualquer outro turista vai querer ir na Torre Eiffel, então entre no site, agende o dia e hora e compre por lá, caso contrario se prepare para passar uma média de 3 horas na fila dependendo da época que vc vai. Isso vale para as principais atrações de todos os destinos que vc decidir conhecer.     

Se vc decidir comprar o RomaPass, ParisPass, ou qualquer um desses Pass que dão o direito de vc entrar entrar em centenas de atrações por um preço fechado, pesquise bem antes quais são as atrações que vc quer ver, tenha certeza que elas estão dentro desse “pacote” e o preço de cada uma individualmente para saber se vale mesmo a pena, ou se comprar separado não sai mais barato. Normalmente eles são uma ótima opção para quem pretende turistar bastante, mas se vc não curte muito museu, e não quer passar seu dia correndo de uma atração turística pra outra, compre separadamente só aquela que te interessa mais e boa viagem!!!

No próximo post vou colocar a parte 2 desse tema. Vc já tem suas passagens, hotel e planejou o roteiro, então vamos falar de dinheiro, malas e tudo aquilo que vc não pode esquecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s