Conheci a Dieta Dukan em Janeiro desse ano, uma colega fotografa tinha começado, estava muito motivada e feliz com os resultados do seu primeiro mês, então fui buscar informações. Descobri que essa dieta estava super em alta por que várias famosas estavam fazendo e achei melhor ler o livro para saber se era mesmo sério ou só modismo.
Livro: Eu Não Consigo Emagrecer do Dr. Pierre Dukan, li tudo, amei e comecei a dieta. Só indico começar esse dieta após ler o livro, para que vc entenda como funciona todo o processo, o seu corpo e faça todas as considerações.
Esse método é muito bom para quem quer perder peso rápido e evitar o efeito sanfona, outra vantagem dessa dieta é que ela elimina a retenção de líquidos, e pra mim o que era a melhor parte é que vc pode comer á vontade 100 alimentos liberados, sem contagem de calorias e nem neuroses.
Resumo da Dukan
Durante as 4 fases vc deve se comprometer em diariamente tomar 2 litros de agua, comer farelo de aveia e caminhar.
Fase 1 – Ataque: Dura entre 3 e 7 dias (dependendo do seu objetivo), elimina de 1 a 5kg (depende de cada organismo) e é liberado somente proteínas:
– Todas as carnes magras (exceto a costela)
– As aves (exceto pato e ganso)
– Todos os peixes, sem exceção
– Frutos do mar, sem exceção
– Laticínios 0% gordura
– Iogurtes desnatado, natural, 0% gordura
– Ovo
Fase 2 – Cruzeiro: Essa fase começa quando vc termina o ataque e vai até vc conseguir chegar no seu peso ideal. Aqui é liberado todas as proteínas da fase acima, acrescentando legumes e verduras a vontade, com exceção da batata e mandioca. N essa fase vc vai comer alternando um dia de proteína pura (cardápio fase ataque) e um dia com legumes e verduras.
Fase 3 – Consolidação: Nessa fase vc não vai mais perder peso, ela começa quando vc chegou ao seu peso ideal e a sua duração é de 10 dias para cada kg perdido durante toda a dieta. Aqui passa a ser inserido o carboidrato.
– 2 frutas ao dia
– 2 fatias de pão integral por dia
– 40g de queijo amarelo por dia
– 2 porções de feculentos por semana: arroz integral, feijão, ervilha, etc
– 2 refeições de gala por semana (1 entrada, 1 prato principal, 1 sobremesa, 1 copo de bebida alcoólica)
Fase 4 – Estabilização: Aqui a alimentação é livre, e vc terá de respeitar 3 regras pro resto da sua vida, que é fazer 1 dia de proteína pura por semana, além de 3 colheres de sopa de aveia e 30 minutos de caminhada todos os dias.

imagem extraida do site http://www.dietadukan.com.br
Minha Experiência com a Dukan
Sou suspeita pra falar, por que gosto muito dessa dieta, apesar de restringir todos os carboidratos vc não passa fome de maneira nenhuma, e os livros de receitas Dukan ajudam demais. Nesses livros vc encontra receitas de bolo, doces e comidas deliciosas, todas proteicas, indicando cada fase, e vc pode comer a vontade e sem culpa.
Eu emagreci, 3,5kg na primeira fase que fiz por 7 dias, depois emagreci mais 4kg na segunda fase nos primeiros 2 meses e 1kg no terceiro mês. Fiz mais 2 meses e me mantive com o mesmo peso. Fiquei preocupada com a estagnação tentei de tudo e não deu certo. Fui em uma nutricionista tem 1 semana, pelo jeito meu corpo se acostumou demais com a dieta e meu metabolismo está funcionando na manivela, infelizmente tive que parar a Dukan, iniciei uma dieta com baixíssimo carboidrato pra não engordar e ver como meu corpo vai responder, para depois voltar a perder peso.
Isso foi a minha história, infelizmente tenho outros problemas que não ajudam muito a emagrecer rápido, mais conheci pessoas nos grupos e igs Dukan com histórias impressionantes que emagreceram mais de 20kg no tempo dos meus 8, tudo varia de pessoa pra pessoa.
Em outro post conto pra vcs tudo sobre esse meu novo processo de emagrecimento.
É importante lembrar que não sou médica, nem nutricionista, nem personal, só estou aqui dando meu relato. Cada corpo é de um jeito e reage de maneira diferente, cada dieta deve ser feita baseada nas necessidades de cada um, por isso o melhor é sempre procurar um profissional.
Para mais informações sobre a dieta Dukan entre no site www.dietadukan.com.br
Pingback: Trocando a dieta – Parte 1 | Blog da July